15.1.11

Os Fundamentos da Arte e a Prática do Wing Chun



O Wing Chun é um dos estilos de Kung Fu mais respeitados e praticados do mundo, com adeptos em Hong Kong, Inglaterra, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos e Brasil. É o único estilo de Kung Fu criado por uma mulher. A base de seus golpes utiliza a linha central, uma linha imaginária que passa exatamente pelo eixo central do corpo, da cabeça aos pés. Todas as técnicas saem da linha central e buscam a linha do oponente. Seus chutes são em sua maioria baixos, buscando principalmente os joelhos. Existem exercícios auxiliares, que desenvolvem a sensibilidade, como o Chi Sao, feito com as mãos e que pode ser executado de olhos vendados.


Suas técnicas podem ser executadas com qualquer roupa e em qualquer condição, uma prerrogativa para a autodefesa.


Ao contrário de outros estilos, onde existem dezenas de formas, o Wing Chun possui apenas três: Siu Nin Tao, Chum Kiu e Biu Jee. Dominadas essas formas, passa-se a treinar no boneco de madeira, o Modjong. Esse boneco exercita os golpes mais fortes do estilo e sua coordenação técnica. Depois vêm as armas: o “Bastão de 6 Pontos e Meio” e a “Faca de Oito Cortes”.


É interessante notar que o Wing Chun forma um sistema completo e fechado, onde cada parte realça uma característica específica e, todas juntas, se complementam. Uma pessoa que não tenha completado o treinamento todo não pode conhecer o estilo por inteiro. Outra marca registrada do Wing Chun é a sua alta lógica. Cada pormenor do sistema pode ser devidamente explicado e comprovado. Nada é deixado ao acaso. Quanto mais se aprofunda em seu funcionamento, mais o praticante descobre a maravilhosa lógica de sua construção.


A principal característica de sua utilização é a linha reta. Todos os golpes são dados em linha reta, com economia de movimentos e sempre avançando. Isso torna o Wing Chun o estilo de Kung Fu mais rápido que existe, pois ele exclui as manobras mais floreadas em prol de uma eficiência maior no movimento. As centenas de desafios vencidos por esse estilo em sua história comprovam esse fato. Sua filosofia é a da objetividade e simplicidade.


Para defesa pessoal, é o estilo por excelência. Sua metodologia e simplicidade permitem que o praticante possa se defender razoavelmente bem com apenas seis meses de treinamento, quando o normal em outros estilos é de um a dois anos de treinamento. As mulheres muito têm a ganhar com isso, pois podem se defender corretamente, rapidamente e sem qualquer esforço maior.


Fonte: revista Kung Fu Vídeo News Artes Marciais
Via: http://familiappliedwingchun.blogspot.com/p/kung-fu-wing-chun-filosofia-da.html

PROCURANDO CURSO DE DEFESA PESSOAL (SELF DEFENSE) EM CARUARU PERNAMBUCO? CONHEÇA UMA AULA DE KUNG FU WING CHUN COM SIFU JOSAEL TORRES (PRESIDENTE DA AKFAPE. EXPERIÊNCIA DE MAIS DE 20 ANOS EM ARTES MARCIAIS).