WING CHUN (TRADIÇÃO)



Um Breve Resumo da Tradição e da Filosofia do Wing Chun

A essência do Wing Chun é uma arte marcial criada há centenas de anos, pois deriva da “Virtude Marcial” dos monges desde aproximadamente 500 anos d.C., porém mais reconhecida e desenvolvida após a destruição do lendário templo Shaolim no século 18 e popularizada no final do século 19 e começo do século 20 com Yip Man (conhecido como o mestre de Bruce Lee). É uma arte com rica origem, tradição e excelentes mestres ao longo da história.

Segundo a tradição, “Wing Chun Kuen” significa “Punho da Canção à Primavera” devido ao nome de uma linda chinesa de nome Yim Wing Chun.  De acordo com a tradição mais popular, uma monja remanescente do antigo templo budista Shaolim, Ng Mui, ensinou a bela Yim Wing Chun um novo estilo que havia desenvolvido com base na observação de um combate entre uma garça e uma serpente para que ela pudesse lutar com um homem de igual para igual e vencê-lo. O Wing Chun não imita os movimentos da garça e da serpente, mas do comportamento em combate, muitos estilos do Kung Fu baseiam-se em observações de animais e insetos, tais como “tigre”, “macaco”, “louva-deus” e outros.

A tradição narra que após a destruição do templo Shaolim por volta do ano de 1734 pela dinastia Manchu Ching (1644-1911), apenas cinco pessoas escaparam com vida ao cerco e destruição, provavelmente centenas de monges foram mortos. Cada um dos cinco sobreviventes partiu para uma direção diferente, ficaram, então, conhecidos com “Os Cinco Anciãos”. Dos cinco, um era do sexo feminino, Ng Mui. Ela refugiou-se em um templo taoista da Garça Branca na montanha Tai Leung. Nesta região conheceu Yim Wing Chun, uma jovem comerciante de tofu (um tipo de queijo de soja) nas proximidades do templo. Dessa amizade nasceu o estilo hoje conhecido como Wing Chun.

Entendendo melhor a história da tradição do Wing Chun, conta-se que a beleza de Yim Wing Chun atraiu o desejo de conquista forçada de um homem mau. Ameaças por parte de tal homem preocupavam a família da jovem Wing Chun. A monja Ng Mui sabendo das intimidações treinou intensamente Yim Wing Chun para defender-se ou desafiar o homem que lhe ameaçava. Com o domínio da técnica baseada na luta de uma garça contra uma serpente, Yim Wing Chun desafiou o homem que a desejava a força. Caso vencesse o combate o desafiante deveria deixá-la em paz para sempre. O resultado é que o malfeitor foi derrotado e humilhado por uma mulher. Portanto, é correto afirmar que o estilo de arte marcial Wing Chun foi criado e desenvolvido em sua origem por mulheres. A tradição do Kung Fu foi honrada através do estilo Wing Chun, proporcionando que uma pessoa pequena e mais fraca possa se defender de adversários maiores e mais fortes.

Posteriormente Yim Wing Chun casou-se voluntariamente com Leung Bok Chau, comerciante da província de Fukien, seu esposo prometido desde a infância. Ensinou toda técnica ao seu marido que por sua vez nomeou o estilo Wing Chun Kuen após a morte da esposa, em homenagem a ela. Daí a arte foi repassada de mestre para mestre, até que alguns mestres de Wing Chun encontraram outro dos “Cinco Anciãos”, Chi Sim, sobrevivente do templo Shaolim, que ensinou as técnicas do Bastão Longo de seis pontos e meio (Luk Dim Boon Kwan) que logo foi incorporado ao sistema Wing Chun como é conhecido, sendo assim, a última técnica a ser congregada ao estilo.

Ao longo da história a arte continuou sendo repassada para outros mestres até que ganhou repercussão mundial com Yip Man no século 20. O mestre Yip Man merece uma história a parte, pois o Wing Chun ganha um novo capítulo com este grande mestre, o qual é o responsável pela fase de grande divulgação do estilo.

Hoje há milhões de praticantes espalhados por todo mundo. É uma arte muito apreciada por homens e mulheres, jovens e adultos de qualquer idade, não há idade para se praticar Kung Fu. O estilo Wing Chun proporciona ao praticante uma maior disposição para a vida, uma maior concentração mental, maior determinação pessoal, mais segurança diante dos perigos da violência urbana, maior energia física, uma melhor postura, uma melhor resistência cardiorrespiratória, um corpo mais disposto, mais flexível e leve, mais forte, um poder maior de reação e reflexos, uma maior explosão para socos e chutes, uma melhor disciplina mental, consequentemente o praticante aperfeiçoará ao longo dos treinamentos uma maior coragem, humildade e respeito pelo ser humano.

Os treinamentos são o mais aproximado da realidade de um conflito de luta e defesa pessoal. É, como já foi referenciado, um estilo simples, sem firulas ou movimentos desnecessários e complexos, de modo lógico, objetivo e rápido a funcionalidade é vencer ou simplesmente sobreviver a um confronto. O caminho mais rápido de um ponto a outro é uma linha reta, é assim na física e do mesmo modo no Wing Chun. A suprema praticidade, inteligência e economia dos movimentos de combate tornam o Wing Chun um dos melhores sistemas de defesa existente ou o melhor do mundo. Wing Chun pode ser simples como uma garça e mortal como uma serpente. Tudo irá depender do momento.

A Filosofia do Estilo Wing Chun pode ser resumida da seguinte maneira: “Sentir o momento e agir de acordo com ele. Ser espontâneo e estar pronto para agir (antecipar o conflito), resultam numa reação de modo firme e decisivo, sem hesitar, moldando-se à situação de perigo”. Este é o estado de atenção que o Wing Chun requer. É um sistema “Simples, lógico e objetivo”. É uma arte marcial voltada para pessoas comuns, não há necessidade de grande estatura física para praticar nem de grande força biomecânica para atingir a excelência da técnica. É um sistema que se adapta intensamente às variadas situações de combate em ambientes não controlados.

Referência:
NG, Ken. Wing Chun Warrior, Ducan Leung’s True.
ABREU, Marcos; FRANÇA, Alberto; TORRES, José. Kung Fu Wing Chun, a arte marcial treinada por Bruce Lee. Editora Escala.


***


A ORIGEM DA ARTE



Autor: “Grão-Mestre” Leung Ting

Diz a lenda que há aproximadamente 250 – 300 anos atrás, havia uma monja budista chamada Ng Mui. Discípula do templo Shaolin e também perita no sistema “Weng Chun Bak Hok Pai” conhecido por estilo Weng Chun da Garça Branca da província de Fujian. Devido a problemas políticos, Ng Mui, junto com outros membros de Shaolin, foram declarados fora da lei pelo governo Qing. Ng Mui, que era uma talentosa entusiasta das artes marciais, procurava constantemente aperfeiçoar o que já dominava, e neste período ela já era uma das melhores do seu tempo. 
Ao chegar a essa região deparou-se com algumas técnicas inovadoras. Assim, ela reformulou o que ela já sabia, criando um novo sistema. Tempos depois, Ng Mui passou todo o seu conhecimento para uma jovem chamada Yim Wing Chun, uma excelente estudante.
Yim Wing Chun veio a se casar com Leung Bok Chau, um comerciante de sal de Guangdong. Yim ensinou ao seu marido Leung, e dali em diante eles se dedicaram a refinar ainda mais a arte. Leung, mais tarde, ensinou a Leung Lan Kwai, médico herbário e osteopata. Até esta época, o estilo recentemente criado não tinha um nome. Assim quando Leung Bok Chau passou as habilidades para Leung Lan Kwai, ele decidiu chamar o sistema de “Wing Chun Kuen”, em homenagem a sua amada esposa.
Livro:”Wing Chun Kung Fu, o mais simples e eficiente de tods os estilo de Kung Fu”, Marco Natali, editora Tecnoprint, 1985.