A ARTE

O Wing Chun é tanto uma arte marcial quanto uma arte de defesa pessoal. É um dos melhores ou o melhor sistema de defesa pessoal do mundo. É uma arte de excelência em defesa e ataque visando sempre situações de combate real. Os movimentos são simples e objetivos.

É um sistema de luta que prioriza a economia e simplicidade dos movimentos. Atualmente é uma arte muito conhecida em todo mundo.

A arte baseia-se nos movimentos inteligentes da GARÇA em luta com uma SERPENTE, a base (posicionamento das pernas) baseia-se no CARNEIRO.

O praticante mais famoso de Wing Chun foi o astro de Kung Fu, Bruce Lee (discípulo de Yip Man). Posteriormente Bruce Lee criou seu próprio estilo, o Jeet Kune Do.

A arte do sistema de defesa pessoal do Wing Chun é realista. Um dos slogans do WC é: “Wing Chun é Real!” Todas as situações de perigo e de sobrevivência são treinadas.

A principal diferença entre os estilos praticados atualmente está em seu conceito de defesa. Enquanto em outras artes marciais procura-se acima de tudo bloquear o ataque do agressor para depois contra-atacar, ou mesmo desviar este ataque para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Chun é o de utilizar esta força contra o próprio agressor, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.