3.4.12

KUNG FU WING CHUN - Sem medo de pit bull

clique na imagem para ampliar

O Wing Chun é uma arte marcial chinesa originária do Sul da China. Em regra geral, as artes marciais chinesas do sul confiam na maior parte em suas técnicas com as mãos em ataques bem próximos (ao contrário dos estilos do norte que focalizam mais em técnicas de média e longa distância). Os lutadores dos estilos do sul lutavam freqüentemente o cara a cara com seus oponentes, por isso, tiveram que criar uma maneira simples e prática de distribuir golpes curtos e rápidos.


Por ser considerado um segredo militar, o Wing Chun era treinado fora do templo Shaolin. Guardando os segredos da nova ciência marcial, atualmente com 400 anos. Há 1500 anos, o templo estava em guerra com a cruel dinastia Ching, e para combater mais rapidamente os inimigos, foi desenvolvido o Wing Chun - um segredo militar que treinava os soldados para guerrear com as mesmas habilidades dos soldados do templo, mas em apenas 3 a 4 anos. Por ser muito técnico, veloz e objetivo, acabou se tornando umas das artes de defesa pessoal mais eficientes, sendo assim utilizado para treinar as principais forças de segurança do mundo. É uma arte marcial de estilo mais suave, mas hoje em dia funde também as técnicas mais pesadas.


Aprendemos a utilizar não só os punhos, como também os cotovelos, ombros, pés, joelhos, torções, quedas, além de seguir diversas regras em que o conjunto faz com que o praticante tenha facilidade para se defender sem utilizar força física e/ou velocidade. A luta permite até dedos nos olhos, cotoveladas no rosto e chutes no baixo ventre do adversário para ganhar vantagem. Pratica a proteção e o ataque aos principais pontos de pressão, a economia de movimentos, e o princípio simultâneo ou combinado de ataque e defesa.


Texto extraído da Internet e adaptado (sem referências)